Segunda e terceira edição do jornal ComuniCAMDPO estão disponíveis

O Centro Acadêmico de Medicina Dercir Pedro de Oliveira desenvolve mensalmente o jornal do curso, que traz informações sobre o meio universitário, entrevistas com egressos, curiosidades e atualidades da saúde. Como diferencial das produções, também são integradas às edições importantes temáticas sociais.

Nos meses de setembro e outubro, duas novas edições foram publicadas e, com elas, novidades sobre o jornal. De nome novo, o antes intitulado Jornal do CAMDPO passou a se chamar ComuniCAMDPO a partir de uma consulta online realizada. “O nome ComuniCAMDPO foi um dentre os vários sugeridos pelos leitores e é a junção da palavra ‘comunicar’ com o nome do centro acadêmico. Durante a votação, em que tanto leitores quanto membros do centro acadêmico puderam participar, o nome foi o que recebeu a maior quantidade de votos”, conta a integrante da equipe editorial, Laura Ramires Silva.

Além disso, o jornal conta agora com um perfil no Instagram que funciona como meio principal de divulgação e acesso a todas as edições. Nele também é possível acessar o link para preencher o formulário on-line de sugestões e críticas. Segundo Laura, o feedback deixado pelos leitores contribui para o contínuo crescimento do jornal a cada edição.

Segunda edição

A segunda edição do jornal, publicada no mês de setembro, trouxe em sua capa o tema “Racismo: o filho saudável da civilização”, desenvolvido por meio de textos e ilustrações. O exemplar também conta com entrevistas, curiosidades, expressões artísticas, atualidades e informações sobre a atlética do curso.

Para Marcela Rodrigues Brandão, editora do jornal, o que mais lhe chama a atenção é que, apesar de ser um jornal universitário desenvolvido por discentes de medicina, as produções abordam temas que transcendem esse meio, desde informações históricas até pontos sociais relevantes. “Além de ser muito necessário, acredito que ajude a voltar o olhar do nicho acadêmico para realidades e vivências plurais”, diz.

Disponível  aqui

Terceira Edição

A terceira edição do ComuniCAMDPO destaca o aniversário de 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS) e a história da médica psiquiatra brasileira Nise M. da Silveira e o seu revolucionário uso da arte como terapia.

A edição do mês de outubro conta com importantes participações , tais como a entrevista com a professora Dra. Nayara Sibelli Fante Cassemiro, o depoimento da egressa do CPTL, Renata Thaíssa, sobre sua experiência como recém formada atuante em Três Lagoas; e a entrevista com a dentista Kelly R. Torres sobre sua experiência na área da saúde em Três Lagoas.

“É apresentado também um resumo sobre um artigo científico a respeito da lesão por pressão relacionada a dispositivo médico nos profissionais de saúde em época de pandemia, além das colunas sobre as atividades da Atlética Soberana, em que se fala sobre a ‘MED Live solidária’, realizada em prol do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), e suas outras várias ações nesse último mês”, afirma Laura.

Disponível aqui

A próxima edição está prevista para o dia 7 de novembro e a primeira edição pode ser acessada clicando aqui. Confira mais informações nas redes sociais da ComuniCADMPO.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)