Concluintes de Enfermagem de Três Lagoas colaram grau

Na manhã de hoje, 30, foi realizada a colação de grau do curso de Enfermagem do Campus de Três Lagoas. A solenidade foi feita por videoconferência e transmitida pelo canal da TV UFMS no YouTube. Ao todo 16 formandos participaram da cerimônia.

O reitor Marcelo Turine cumprimentou a todos e agradeceu a parceria com o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, local de prática dos cursos da área da Saúde. “Obrigado pelo olhar carinhoso à educação da UFMS. Espero que essa parceria permaneça por um bom tempo, para que continuemos fortalecendo a formação prática dos nossos estudantes. Agora fico feliz pela oportunidade talvez de muitos dos nossos enfermeiros e enfermeiras atuarem no Hospital, auxiliando nosso MS e Brasil no atendimento a esse momento atual que vivenciamos”, disse.

O reitor também agradeceu aos técnicos administrativos e professores que acompanharam os formandos e parabenizou os concluintes e familiares pela conquista. “Fico muito feliz de vocês terem cumprido todos os requisitos curriculares da nossa Universidade e estarem hoje nessa cerimônia, com tantas pessoas testemunhando esse momento importante das suas vidas. Fico feliz também em termos conduzido a Universidade em 2020 respeitando dois grandes direitos fundamentais: à saúde, dos nossos estudantes, técnicos e professores; e direito à Educação Superior. Somos uma das três universidades federais que concluíram 2020 em 2020. Hoje vocês estão sendo diplomados para irem para o mundo do trabalho, que é de parceria e solidariedade. Espero que sejam muito felizes em suas jornadas, que tenham orgulho de terem estudado na UFMS, que é hoje uma das melhores do mundo”.

A leitura do juramento foi feita pela formanda Barbara França Moreira.

A oradora foi Luana Gasparelli Feitosa, que agradeceu a todos e fez uma breve retrospectiva dos anos vividos, de experiências que a turma teve que modificaram a visão como profissional e como pessoa. “Nos fortalecemos ao longo dos anos, quando precisamos nos juntar em prol de uma causa maior, conseguimos, nos apoiamos. Aos professores o sentimento é de gratidão por todos os ensinamentos, por terem deixado um pouquinho de cada um de vocês com a gente, nada ensina mais do que o exemplo, aprendemos muito com vocês. Em nossa formação entendemos o verdadeiro sentido do cuidar. Tenho orgulho de todos vocês formandos e de fazer parte disso com vocês. Se a Enfermagem é a arte do cuidar, hoje nos tornamos além de enfermeiras e enfermeiros, artistas. Que possamos tocar, assim como a arte faz, com a mesma sensibilidade, cada pessoa que passar por nosso caminho”.

A paraninfa foi a professora Ilda Estefani Ribeiro Marta, que agradeceu o privilégio e carinho, a escolha para amadrinhar a turma. “Essa condição de pandemia que vivemos trouxe muita visibilidade para o trabalho dos enfermeiros e da Enfermagem como um todo. Mostrou nossas potencialidades, nosso lado humano e nossas dificuldades. O mundo precisa mais do que nunca de enfermeiros bem preparados, do ponto de vista do conhecimento científico, das habilidades técnicas, das habilidades de gerenciamento, e das habilidades de relacionamento humano, e nesse aspecto destaco a turma de vocês. Presenciei as dificuldades, medos, superações, a coragem que foram desenvolvendo e a iniciativa, e eu vi a prestação do cuidado respeitoso e amoroso que sempre tiveram às pessoas em sofrimento. Eu pude ver, nessa convivência, o profissional crescendo dentro de cada um de vocês”, disse.

A patronesse, professora Anneliese Domingues Wysocki, e o nome de turma, professor Edirley Machado dos Santos, também emocionados, agradeceram a homenagem e relembraram momentos marcantes da formação dos novos enfermeiros. Na cerimônia também parabenizaram e desejaram muito sucesso e realização aos concluintes: a coordenadora do curso, professora Larissa da Silva Barcellos; a diretora geral do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora de Três Lagoas, irmã Maria Nilda Cavalcante Rangel; e o diretor do Campus de Três Lagoas, Osmar Jesus Macedo.

Texto: Ariane Comineti