Jornal do Centro Acadêmico de Medicina (ComuniCAMDPO) publica a 9ª e a 10ª edição

Postado por: WESLEY MIGUEL BIZERRA DE MELLO

Olá, leitores!

Nas edições 9 e 10 do nosso jornal nós trouxemos temas relevantes e entrevistas incríveis!

O que veremos na 9ª edição:

Na coluna “Você Sabia?”, nós trouxemos um pouco das informações sobre o que é uma iniciação científica (IC) e como os alunos podem começar a desenvolver um tema com os docentes orientadores. E já aproveitando, conectado ao tema de iniciação científica, trouxemos um tema super atual na coluna de atualidades em saúde: hipertensão arterial, fatores de risco e prevenção primária. Vale destacar que esse é um dos temas mais importantes por ser uma patologia muito prevalente no Brasil e no mundo.

Entrevistamos a Carolina, aluna da turma 7, recém ingressante no curso, na coluna de Arte na Med, onde ela mostra um pouco sobre seu artesanato e como isso contribui para o seu dia-a-dia. Ainda dentro das entrevistas, na coluna de Profissionais da Saúde nós conversamos com a Humberta Azambuja, enfermeira e coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Três Lagoas. E para finalizar, entrevistamos também a ex-aluna da Turma 2, Renata Pieri, que nos contou um pouco como está sendo a vida pós-formada e quais são os seus projetos futuros.

Não menos importante, fizemos uma homenagem aos “ex-atletiqueiros” na coluna da Atlética Soberana; falamos um pouco sobre a atuação das Ligas Acadêmicas de Cuidados Paliativos (LACP) e de Oncologia (LAON) e abordamos o tema “Residência Médica: acesso direto ou pré-requisito?” na coluna de Residência Médica.

E por fim, a nossa matéria de capa abordou a importância dos eventos acadêmicos/científicos e que eles não são apenas fontes de certificados, mas também de aprendizagem e aprofundamento do conhecimento.

Na 10ª edição vocês poderão acompanhar:

Nessa edição nós abordamos principalmente os temas relacionados à maternidade durante o curso de Medicina, com a Taiana, ex-aluna da Turma 1, e com outras três acadêmicas que ainda são alunas do nosso curso. Elas contam sobre as dificuldades encontradas para manter a dedicação e os estudos durante a graduação e ao mesmo tempo desenvolver as atividades relacionadas à maternidade.

Na coluna “Personalidade histórica”, contamos a história de Marie Sklodowska Curie, cientista, física e química, e a única pessoa no mundo com dois prêmios Nobel em áreas científicas diferentes.

Abordamos também o cenário de assistência à saúde da mulher reclusa em Três Lagoas, na coluna “Você sabia?”, e a Laura Ramires, nossa editora, escreveu um pouco sobre a importância que cantar teve e ainda tem na vida dela, na coluna “Arte na Med”.

Na coluna de “Profissionais de saúde”, fizemos uma entrevista muito legal com as profissionais da Unidade de Apoio para Assuntos Estudantis do CPTL (UAP-AE/CPTL).

A Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (AEMED-BR), foi destaque na coluna do Centro Acadêmico e as Ligas Acadêmicas de Pediatria (LAPED) e de Urgência e Emergência (LAMUE), na coluna das Ligas Acadêmicas.

Ainda, na coluna de residência médica é possível entender um pouco como funcionam as provas práticas de residência e algumas das mudanças para o período da pandemia.

E para finalizar, trouxemos dois destaques: na coluna “Socializando a pauta” nós falamos sobre a violência obstétrica e na coluna “Atualidades em saúde” falamos sobre a importância da Enfermagem no contexto geral da saúde em comemoração ao dia da Enfermagem.

Esperamos que gostem e estamos à disposição.

A duas edições estão disponíveis para download no link da bio do nosso Instagram @comunicamdpo, e também podem ser baixadas nos links:

– 9ª edição: https://drive.google.com/file/d/10gbkIccYYjVAJDqRL_OVLZrnG58lLIBq/view

– 10ª edição: https://drive.google.com/file/d/1Gl57vaoYmW3veF3nGaJEKePCj1ldSDsh/view?usp=sharing

Equipe do ComuniCAMDPO