REVISTA ENSIN@ UFMS ESTÁ COM CHAMADA ABERTA PARA DOSSIÊ E EDIÇÃO TEMÁTICA

Postado por: CPTL

A revista ENSIN@ UFMS está com duas chamadas abertas, recebendo contribuições no formato de artigos, notas de pesquisa, relatos de experiência, resenha e entrevistas, para publicação até dezembro de 2021.

DOSSIÊ:

O REFORMISMO CURRICULAR NO BRASIL E A POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Os organizadores do Dossiê são os professores doutores Paulo Fioravante Giareta (GForP – UFMS/CPTL) e Flavia Wegrzyn Magrinelli Martinez (GEPE – UENP/CJ). Serão recebidas contribuições até 10 de Agosto de 2021.

EDIÇÃO TEMÁTICA ESPECIAL (SUPLEMENTAR):

PROFMAT: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Os organizadores da edição temática são os professores doutores Fernando Pereira de Souza (CPTL/UFMS/Coordenador do PROFMAT), André Vicente (UNIOESTE, Campus de Cascavel) e Rinaldo Vieira da Silva Júnior (UFAL, Campus de Arapiraca). Serão recebidas contribuições até 30 de Agosto de 2021.

COMENTÁRIOS DOS ORGANIZADORES:

– Sobre a Edição temática o Professor Fernando Pereira de Souza, coordenador do PROFMAT no CPTL/UFMS fala: A proposta da presente Edição Temática da Revista ENSIN@ UFMS, PROFMAT: Contribuições para o Ensino de Matemática, comemora dez anos do Programa no CPTL/UFMS e busca reunir artigos e relatos de experiência desenvolvidos por alunos, professores e egressos do PROFMAT em diversas Instituições de Ensino Superior sobre tema específico pertinente ao currículo de Matemática do Ensino Básico e que tenha impacto na prática didática em sala de aula.

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional e criado em 2011. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB)/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O Programa foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

O PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. O objetivo do Programa é proporcionar formação matemática aprofundada e relevante para a docência na Educação Básica, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática.

– Sobre o Dossiê o Professor Paulo Fioravante Giareta (GForP – UFMS/CPTL) fala: O dossiê, discutindo o reformismo curricular e seus impactos para formação de professor, representa um esforço da Revista ENSIN@ UFMS em socializar algumas produções que discutem, exatamente, o esforço do sistema educacional brasileiro em impactar sobre a formação dos professores nos últimos trinta anos. Então, nós partimos basicamente da constituição de 1988 e a LDB de 1996, prevendo uma sociedade brasileira democrática, por isso, a constituição cidadã democrática brasileira e, a partir dela, a gente vai estabelecendo o sistema, vai estabelecendo uma série de esforços, de reformas educacionais. E tem um aspecto que ganha centralidade, que são as chamadas reformas curriculares, […] É assim que a gente vai ter, por exemplo, na década de noventa, a parametrização curricular, os chamados parâmetros curriculares nacionais. E que depois na sequência é substituído pelas diretrizes curriculares ou complementadas pelas diretrizes curriculares nacionais e, agora então, recebe aí a característica da chamada BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Mas, esses esforços de reforma curricular sempre estiveram impactados ao contexto da reforma educacional que se propõe a ter uma extensividade grande, que afeta tanto a política de formação de professores, como por exemplo, política de financiamento, avaliação, política curricular em si, política do livro didático. Ou seja, é um conjunto expressivo de reformas, prevista no contexto dessas reformas curriculares. Então, o que é a proposta do dossiê? É reunir pessoas que tenham pesquisas, de alguma dessas ou de várias delas juntas, a partir da década de noventa, discutindo com especial impacto para a formação do professor. Então, o dossiê se propõe a reunir diferentes pesquisadores, a partir de diferentes análises para criar um corpo de publicações que discutam e reflitam sobre o impacto dessas reformas curriculares, especialmente para a formação do professor.

Sobre a Revista as professoras Patricia Mirandola Garcia e Eugenia Brunilda Opazo Uribe, editoras da revista falam:

A revista ENSIN@ UFMS  é uma  publicação  multidisciplinar  vinculada ao  Grupo de Pesquisa Laboratório de Ensino e Pesquisa Multidisciplinar  (LEA UFMS)  e ao  Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores (GFORP). Ambos os grupos são formados por professores que atuam na Graduação e Pós-Graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). A revista está vinculada a quatro Programas de Pós-Graduação do CPTL/UFMS: Programa  de  Pós-Graduação  em  Educação (PPGE), Mestrado Profissional em  Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Geografia (PPGGeo), Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS).

Trata-se de um periódico anual,  revisado por pares,  com foco  na publicação de pesquisas  relacionadas  aos processos de  ensino e aprendizagem, à formação do professor e sua prática pedagógica. Como a proposta  é  multidisciplinar  os  trabalhos científicos resultantes de pesquisas em educação e ensino de ciências em geral, bem como sobre temas que afetam ou influenciam os processos de ensino e aprendizagem também fazem parte da temática da revista.