XX SEMANA DE EDUCAÇÃO – RESISTIR E HUMANIZAR: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA
XX SEMANA DE EDUCAÇÃO
“RESISTIR E HUMANIZAR:
POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA”
04 a 06 de novembro de 2021
Evento totalmente on-line e gratuito
Programação:
- 04/11/2021 – 19h00 (horário de MS)
Palestra de abertura: “O cenário atual das (não e anti) políticas educacionais”
– Prof. Dr. Carlos Roberto Jamil Cury – Professor emérito da UFMG e professor Adjunto da PUC/MG
*Transmissão: Canal da UFMS/CPTL no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCWcM-unYMkXqnU2hjOi3gAw
- 05/11/2021 – 08h00 – 17h00 (horário de MS)
Oficinas e Minicursos – Via Google Meet
- 05/11/2021 – 19h00 (horário de MS)
Mesa de debates: “A ATUALIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE PARA O MOMENTO PRESENTE: educação libertadora e humanizadora em tempos de retrocesso”
– Prof. Dr. Donaldo Macedo – Professor Emérito de Artes Liberais e Educação na Universidade de Massachusetts, em Boston/EUA
– Profa. Dra. Nita Freire – Mestre e Doutora em educação, dedicada a organizar, publicar e divulgar a obra de Paulo Freire
*Transmissão: Canal da UFMS/CPTL no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCWcM-unYMkXqnU2hjOi3gAw
- 06/11/2021 – 08h00 – 12h00 (horário de MS)
Sessão de comunicações – Via Google Meet
Inscrições
– Como ouvintes: até o dia 04/11/2021 – Pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjum-DZyczI7irrfXRv7yRYqE7QIMFxwuaxYhVEPlJ9hn_MQ/viewform?usp=sf_link
– Com apresentação de trabalhos: até 01/10/2021 – Pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScjum-DZyczI7irrfXRv7yRYqE7QIMFxwuaxYhVEPlJ9hn_MQ/viewform?usp=sf_link e com envio do trabalho para o e-mail: comissaocientificasedcptl@gmail.com
Propostas de oficinas e minicursos
– Oficina: CineDOC LGBTQIA+
Ministrantes: Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos, Acadêmica Ana Maria Lacerda Candido e Acadêmico Murilo Salviano Girão
4 h (dia 05/11 – período vespertino)
– Minicurso: Critinfância: novos sentidos para a educação da infância em tempos de crise
Ministrante: Profa. Dra. Marta Regina Furlan de Oliveira
4 h (dia 05/11 – período matutino)
– Minicurso: O desenvolvimento da reflexão como função psicológica superior na prática docente
Ministrante: Prof. Dr. Armando Marino Filho
4 h (dia 05/11 – período vespertino)
– Minicurso: Educação contra barbárie: como promover práticas emancipadoras
Ministrantes: Profa. Julia Duarte de Souza e Profa. Ma. Julyana Sueme Winkler Oshiro
4 h (dia 05/11 – período matutino)
– Minicurso: Avaliação na perspectiva inclusiva: classificar ou emancipar?
Ministrante: Prof. Dr. José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti
4 h (dia 05/11 – período matutino)
– Minicurso: Base Nacional Comum Curricular e Reforma Empresarial na Educação
Ministrantes: Prof. Dr. Tarcísio Luiz Pereira e Prof. Dr. Paulo Fioravante Giareta
4 h (dia 05/11 – período matutino)
– Minicurso: Teoria aliada a prática, um caminho para a emancipação do professor e para a melhoria da qualidade do ensino
Ministrante: Profa. Maria Fernanda Lemos Cardoso de Oliveira
4 h (dia 05/11 – período vespertino)
– Minicurso: Pedagogia Histórico-Crítica: fundamentos e práticas
Ministrante: Profa. Dra. Ligiane Aparecida da Silva
8 h (dia 05/11 – dia todo)
– Minicurso: Memórias de uma professora alfabetizadora: retalhos do tempo
Ministrantes: Profa. Dra. Terezinha Bazé de Lima, Profa. Dra. Regina Aparecida Marques de Souza, Profa. Dra. Rozemeiry dos Santos Marques Moreira e Profa. Dra. Silvana Alves da Silva Bispo
8 h (dia 05/11 – dia todo)
– Minicurso: Os complexos de estudo como método de organização do trabalho pedagógico escolar
Ministrantes: Prof. Dr. Mario Borges Netto e Profa. Ma. Camila Rodrigues
8 h (dia 05/11 – dia todo)
Normas para submissão de trabalhos
Receberemos Resumo Expandido e Artigo Completo para Comunicação Oral. Para ambas as modalidades poderão ser enviadas contribuições de estudos/pesquisas em andamento ou concluídos, ensaios teóricos, bem como relatos de experiências de ensino, extensão ou pesquisa.
RESUMOS EXPANDIDOS
- a) O texto deverá ser redigido no programa Word e salvo na extensão .doc ou .docx, com no mínimo TRÊSe no máximo CINCOpáginas.
- b) O texto deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm, formatação justificada, folha A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, apresentado na seguinte organização:
– título centralizado, com letras maiúsculas e em negrito, fonte tamanho 12;
– na linha abaixo nome seguido de sobrenome do(s) autor(es) com apenas as iniciais maiúsculas, sem negrito e alinhado à direita;
– na linha seguinte nome da instituição, com letras maiúsculas e alinhado à direita;
– o texto do resumo deve ser digitado após uma linha de intervalo;
– deve conter ainda três a cinco palavras-chave na linha abaixo do resumo, separadas por vírgula.
- c) O texto do resumo expandido deverá apresentar a questão ou problema de estudo, objetivo(s), referenciais, metodologia (se for o caso) e considerações parciais ou finais. No caso de relatos de experiência a redação deverá contemplar contextualização da proposta, descrição da ação e avaliação geral.
TRABALHOS COMPLETOS
- a) O texto com o trabalho completo deverá ser redigido no programa Word e salvo na extensão .doc ou .docx, contendo no mínimo 10 e máximo de 15 páginas, incluindo resumo, palavras-chave, texto, referências e figuras/tabelas/gráficos, se houver.
- b) O trabalho deverá conter resumo com extensão de 250 a 300 palavras, redigido em espaçamento simples, seguido de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por vírgula.
- c) O texto do trabalho completo deverá ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento de 1,5 entre linhas, formatação justificada, folha A4, margens superior e esquerda 3,0 cm, inferior e direita 2,0 cm, apresentado na seguinte organização:
– título centralizado, com letras maiúsculas e em negrito, fonte tamanho 12;
– na linha abaixo nome seguido de sobrenome do(s) autor(es) com letra maiúsculas e minúscula, sem negrito e alinhado à direita;
– logo abaixo do nome do autor, o nome da instituição, com letras maiúsculas e alinhado à direita;
– o texto do resumo deve ser digitado após uma linha de intervalo, justificado e espaçamento entre linhas simples;
– deve conter ainda três a cinco palavras-chave na linha abaixo do resumo, separadas por vírgula.
– Quando houver agência financiadora do trabalho, indicar em nota de rodapé.
– O texto completo deve ser iniciado após as palavras-chave com uma linha de espaço.
- d) O texto deve necessariamente contemplar em seu teor, introdução, desenvolvimento, metodologia (se houver), conclusões e referências (de acordo com a NBR 6023/2018). No caso de pesquisas apresentar a questão ou problema de estudo, objetivo(s), referenciais, metodologia e considerações parciais ou finais. Em se tratando de relatos de experiência, contextualização da proposta, descrição da ação, avaliação geral e as referências citadas no corpo do texto (de acordo com a NBR 6023/2018).
Não há eixos temáticos preestabelecidos, assim, todos os trabalhos que tratarem da temática geral EDUCAÇÃO serão recebidos e avaliados.
Os trabalhos recebidos serão avaliados pela Comissão Científica e os aprovados posteriormente organizados para a apresentação conforme as temáticas e estudos aglutinadores.
Cada autor poderá encaminhar até CINCO TRABALHOS, independentemente da modalidade – Resumos Expandidos ou Trabalhos Completos, como autor ou coautor. Cada trabalho poderá ter até CINCO AUTORES.
Para a submissão deverão ser enviados dois arquivos em formato .doc ou .docx, nomeados com o TÍTULO DO TRABALHO, sendo um sem identificação do(s) autor(es) e outro com as devidas identificações conforme indicado. (Exemplo: 1. A BRINCADEIRA NA CRECHE_sem identificação.doc; 2. A BRINCADEIRA NA CRECHE_com identificação.doc).
Esse procedimento se dá para que o Comitê Científico do evento faça a Avaliação às cegas (sem conhecimento dos autores). Para tanto, não poderá haver qualquer informação no corpo do texto que identifique a autoria.
ENVIO DOS TRABALHOS
Os trabalhos deverão ser enviados entre os dias 01 de setembro até o dia 01 de outubro de 2021, para o seguinte endereço de e-mail: comissaocientificasedcptl@gmail.com
ENCAMINHAR PARA CHRISTIAN DIVULGAR E PARA SILVANA PASSAR PARA A ALUNA RESPONSÁVEL PELA PÁGINA