PROJETO DA UFMS ABORDA OS PROCESSOS DA DOAÇÃO DE SANGUE

Postado por: MARIA FERNANDA PELLOSO CARBONEZE

Iniciou-se, no primeiro semestre de 2022, o projeto intitulado “Capacitação de Discentes Sobre os Processos de Doação de Sangue e Medula Óssea”. Vinculado aos Programas Institucionais de Extensão Universitária da UFMS, e a partir de uma demanda espontânea dentro da disciplina de Enfermagem na Saúde da Pessoa Adulta, discentes do 8 e 4 períodos de Enfermagem e Medicina, respectivamente, tiveram a oportunidade de inserir a temática citada no espaço acadêmico onde atuam. Através da coordenação da Profa. Dra. Silvana Barbosa Pena, a parceria institucional com a Rede Hemosul de Três Lagoas – MS, por intermédio da enfermeira e capacitadora Mariana Spirandeli Dale Vedove da Silva, pôde instruir o grupo – utilizando metodologia ativa de ensino -, a fim de que estes direcionassem toda a aprendizagem adquirida, no esclarecimento do assunto junto aos demais acadêmicos do “Campus 2”.

Consideramos, dentro da proposta, que existe um número relevante de estudantes na composição dos diversos cursos da instituição de ensino superior (IES). Estes, por sua vez, constituem parte do público-alvo do Hemosul, que pode realizar o cadastro, e que têm potencial para serem considerados aptos às doações do instituto. Mas afinal, porque seria necessário um diálogo sobre esse tema, já tão mencionado principalmente nos canais de comunicação nacionais? A relevância do tema é indiscutível, e ao longo dos anos as tecnologias trouxeram mais qualidade para o processo, além de alterações – dentro dos critérios básicos presentes nas leis e portarias – muitas vezes desconhecidas para a população no geral. O ato de doar, considerado altruísta, também carrega estigmas, mitos e até informações inverídicas – as atuais “fake news” – que em suas disseminações, distanciam potenciais colaboradores.

Portanto, o conhecimento que buscamos relembrar é repassado à comunidade acadêmica, fazendo desta ação nossa ferramenta de conversão de um doador viável, em um doador assíduo. É o instrumento que todo estudante de curso superior detém, e que em nosso caso, nos habilitou para a execução das sensibilizações, seja por meio de uma conversa direta, intervenções através de peças audiovisuais ou pela distribuição de folhetos informativos. Além disso, já estivemos presentes em mais de 10 eventos dos grupos acadêmicos da UFMS, e continuamos com as intervenções realizadas em horários de pico no restaurante universitário.

Agradeço em nome do grupo pela atenção e deixo meu e-mail à disposição para eventuais esclarecimentos (pegolo.assis@ufms.br). Além disso, utilizem as breves considerações que fizemos, para reflexão sobre a importância da doação dentro do cenário da assistência à saúde em nosso país, bem como a necessidade de projetos como este, junto à sociedade como um todo.

Patricia Marcondes Pegolo Peres de Assis