POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO E EXAMES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Postado por: Paulo Vinicius Furlan

Uma análise sobre a visibilidade invisível dos resultados do SAEB na escola

Profa. Dra. Rozemeiry dos Santos Marques Moreira – UFMS-CPTL / UFSCar – Sorocaba
Prof. Dr. Paulo Gomes Lima – UFSCar – Sorocaba

No dia 9 de agosto de 2023, às 19h00 (MS), no Anfiteatro do Bloco VI da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, foram apresentados os resultados da pesquisa de pós-doutorado desenvolvida pela Professora Doutora Rozemeiry dos Santos Marques Moreira, docente do Curso de Pedagogia.

Estiveram presentes estudantes e docentes do curso, bem como acadêmicos de outras licenciaturas e docentes da Educação Básica do Município. A palestra, que teve como título “Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica: a visibilidade invisível dos resultados na escola”, soma-se ao conjunto de atividades similares propostas pelo curso, no intuito de socializar os conhecimentos produzidos pelo corpo docente em suas pesquisas.

A Coordenação de Curso, em nome de todo o corpo docente e discentes da Pedagogia, agradece a professora Rozemeiry pela disponibilidade e por compartilhar conosco conhecimentos tão valiosos à nossa formação.

Image 2 of 3

A pesquisa analisa a implementação das edições de 1990 a 2021 das avaliações de larga escala e estandardizadas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e suas contribuições para a produção do texto e do discurso da Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica regulamentada em 2018, bem como a prática propositiva da qualidade da educação básica. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa documental em relatórios de resultados do SAEB, o estudo focaliza as edições de 2019 e 2021 para interpretação do efeito de qualidade gerado pela visibilidade da pontuação nacional e local (escola) do desempenho de Matemática do 5º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública de Três Lagoas-MS. Essa circunstância produz aspectos do invisível que lhe é constitutivo sobre a proficiência dos estudantes na área avaliada. Os resultados indicam convergências das pontuações nacional e local requerendo nesse, uma interpretação pedagógica sobre o baixo índice da proficiência dos estudantes em matemática a luz de um conceito de avalição da aprendizagem para o planejamento de ações em contexto real. Conclui-se que, a queda da pontuação entre as edições analisadas nesta escola, já era decorrente nas edições anteriores, portando o baixo conhecimento das habilidades a partir das competências adquiridas previstas pelas Matrizes de Referências Curriculares não se justifica apenas pelo efeito da pandemia covid 19 em período de aplicação do SAEB. No entanto, o discurso gerencial da gestão escolar por resultados visíveis em  das pontuações entre escolas tem prevalecido a visibilidade invisível sobre o desempenho real em relação ao desempenho esperado dos estudantes de uma mesma escola.