Egressos – Enfermagem
O Curso de Graduação em Enfermagem objetiva formar profissionais generalistas, humanistas, críticos e reflexivos, qualificados ética e cientificamente para o exercício da Enfermagem. Espera-se que o egresso tenha capacidade de reconhecer as dimensões biopsicosociocultural e os determinantes do processo saúde-doença, individuais e coletivos, bem como comprometa-se com aspectos relacionados à valorização e defesa da vida e a preservação do meio ambiente.
Desta forma, o bacharelado em Enfermagem da UFMS/CPTL pretende formar enfermeiros (as) com as seguintes habilidades e competências, consideradas básicas e subsidiárias das ações dos enfermeiros nos diferentes âmbitos de atuação:
HABILIDADES:
- Reconhecer contextos;
- Identificar demandas;
- Atribuir significados;
- Correlacionar dados/eventos/manifestações;
- Propor ações;
- Estabelecer ações/procedimentos/estratégias e seus executores;
- Implementar ações/procedimentos/estratégias;
- Compartilhar resultados/informações;
- Gerar/utilizar/participar ou divulgar pesquisas e outras formas de produção de conhecimento que sustentem e aprimorem a prática; e
- Assessorar órgãos, empresas e instituições na elaboração e implementação de projetos.
COMPETÊNCIAS:
- Pensar criticamente e perceber a relação do processo saúde-doença com o processo do cuidar, inserindo a história do Homem na contextualização da sua realidade social;
- Apropriar-se do conhecimento técnico e das evidências científicas para desenvolver habilidades inerentes à prática do cuidar;
- Otimizar a assistência à saúde por meio da utilização das novas tendências tecnológicas da prática profissional, da pesquisa, da informação e da comunicação;
- Garantir a qualidade da assistência de enfermagem prestada ao indivíduo, família e comunidade nos aspectos preventivo, curativo e de reabilitação;
- Gerenciar a assistência à saúde, como elemento integrador da equipe multiprofissional, exercendo a liderança com compromisso, responsabilidade, domínio de comunicação e eficiência;
- Desenvolver processos educativos que aprimorem a dinâmica da assistência à saúde, na esfera profissional e de atendimento às necessidades de conhecimento da população atendida; e
- Elaborar projetos de pesquisa que visem a produção de conhecimento teórico-prático para o desenvolvimento pessoal, profissional e da comunidade acadêmico-científica, resultando em potenciais transformações comportamentais que interfiram qualitativamente na assistência prestada à população.