Corpo Docente – Enfermagem

Prof. Dr. Adailson da Silva Moreira

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (1992), graduação em Psicologia pela UNORP – Centro Universitário do Norte Paulista (licenciatura, 2006, e bacharelado, 2007), especialista em Psicologia, na área de Violência Doméstica, pelo Instituto de Psicologia da USP (1997), mestre em Direito Público pela UNIFRAN – Universidade de Franca (2002) e doutor em Psicologia Clínica, pelo núcleo junguiano da PUC/SP (2015). Atualmente é professor da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas – MS. Tem experiência nas disciplinas de Psicologia Jurídica e Psicologia da Saúde (Saúde Mental), atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade sexual, questões de gênero, sexualidade, saúde mental e direitos humanos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0988651222255304

E-mail: adailsonsm@hotmail.com

 

Prof. Dr. Adriano Menis Ferreira

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP/FAMERP (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2003) e Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/EERP-USP (2007) e Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP-USP (2008-2010) .É professor Associado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Curso de Enfermagem do Campus de Três Lagoas. Atua como docente permanente, pesquisador e orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Faculdade de Medicina da UFMS – Campus de Campo Grande/MS. Docente permanente, pesquisador e orientador do Mestrado em Enfermagem, Curso de Enfermagem, da UFMS – Campus de Campo Grande/MS e docente permanente, pesquisador e orientador do Mestrado em Enfermagem, Curso de Enfermagem, da UFMS – Campus deTrês Lagoas/MS. Bolsista Produividade pelo CNPq. Parecerista Ad Hoc de periódicos nacional e internacional, além de Agências de Fomento à Pesquisa.É avaliador institucional pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Coordenador dos grupos de pesquisa no CNPq Núcleo de Estudo, Ensino e Pesquisa no Cuidar em Saúde (NEEPCS) e Genética Molecular de Microrganismos e Vegetal/Biotecnologia (GMMV/Biotec), ambos da UFMS, além de ser Pesquisador de outros Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS) da EERP-USP e Microbiologia da FAMERP. Membro da NETWORK IN HUMAN EXPOSOME AND INFECTIOUS DISEASES (NEHID). Tem experiência na área Multidisciplinar, com destaque para Cuidados de Enfermagem (Fundamentos e Procedimentos); Prevenção e Controle de Infecção; Experiência relacionada a feridas na prática clínica, educação, indústria e pesquisa. Cuidado de Pessoas com Estomias, Drenos e Cateteres, avaliação de desempenho da equipe de enfermagem e educação continuada em enfermagem. Consultor externo de projetos de pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9642170499819995

E-mail: a.amr@ig.com.br

 

Prof. Dr. Aires Garcia dos Santos Junior

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Especialização em Enfermagem do Trabalho Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí/PR; Especialização em Atuação Docente em Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP (FAMERP); Especialização em Gestão de Serviços em Saúde pela Universidade Toledo de Araçatuba/SP (UNITOLEDO). Especialização Enfermagem em Pediatria e Neonatologia (em andamento). Mestrado em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFMS/Campo Grande; Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste da FAMED/UFMS. Atualmente é docente na UFMS/CPTL. Membro do corpo docente do Mestrado Acadêmico em Enfermagem da UFMS/CPTL. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Prevenção e Controle de Infecção, Gestão em Saúde, Saúde do Idoso. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5475908247737558

E-mail:  airesjr_@hotmail.com

 

Profa. Dra. Andrea Sanchez

Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Quimica Analitica (Arar.) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é docente de da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Farmacologia. Atualmente desenvolve projetos na linha de pesquisa intitulada ” Estresse e Gestação Clínco e Experimental”. Atualmente é Membro do Colegiado de Curso de Enfermagem e do Núcleo docente Estruturante do Curso de Enfermagem e Presidente da Comissão Setorial de Avaliação Institucional do CPTL/UFMS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5520916307364377

E-mail: andrea-ufms@hotmail.com

 

Profa. Me. Ani Fabiana Bertoni

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF (1986), habilitação em Enfermagem de Saúde Pública pela pela Faculdade de Saúde Pública – USP (1987), especialização em Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica pela Escola Paulista de Medicina (1989), especialização em Saúde Pública pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (1991), mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo – USP (1998) e especialização em Programa de Saúde da Família pela Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF (2005). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde mental e psiquiatria. Atualmente é docente da Universidade Federal do Mato Grosso Do Sul (UFMS) Campus de Três Lagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9224814330170484

E-mail: anifberton@gmail.com

 

Profa. Dra. Anneliese Domingues Wysocki


Graduada como bacharel em ENFERMAGEM pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP (2007), onde também realizou Aprimoramento em Saúde Coletiva (2008) e Especialização em Enfermagem em Unidades Básicas de Saúde com Ênfase na Saúde da Família e no Gerenciamento (2009). Obteve o Título de Mestre (2011) e Doutor (2014) em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo, EERP-USP, tendo realizado cursos complementares de formação na Escola de Saúde Pública em Johns Hopkins (Bloomberg School of Public Health, Johns Hopkins University) em Baltimore-Maryland- EUA, bem como pelo International Union Against Tuberculosis and Lung Disease. É membro do Grupo de Estudos Operacionais em Tuberculose (GEOTB) e integrante da Área de Estudos Operacionais da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (www.redetb.usp.br), atuando na elaboração, execução e análise de projetos de pesquisa realizados nacionalmente. Atualmente é docente de graduação e pós-graduação do curso de Enfermagem da Universidade federal de Mato grosso do Sul e desenvolve atividades voltadas ao ensino, pesquisa e extensão. Trabalha com temáticas ligadas à Pesquisa Operacional e Avaliação de Serviços de Saúde, tendo como principais interesses: Enfermagem, Vigilância em Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde, Avaliação dos Serviços de Saúde, políticas de saúde, atenção primária da saúde, organização de sistemas de saúde e doenças infectocontagiosas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5362151988472333

E-mail: lilisew@yahoo.com.br

 

Prof. Dra. Catchia Hermes Uliana

Possui graduação em Farmácia (2007) e Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Paranaense (2008) e doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (2014). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do grupo de Pesquisa do CNPq: Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ciências da Saúde e Morfofisiologia. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Plasticidade Neural Entérica, atuando principalmente nos seguintes temas: inervação entérica, estresse oxidativo, substâncias com ação antioxidante, diabetes mellitus e outras desordens neurodegenerativas. https://orcid.org/0000-0002-2698-0022

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8406176403852686

E-mail: catchiahermes@hotmail.com

 

Prof. Dr. Edirlei Machado dos Santos

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF (2000), Especialista em Saúde Pública (2003), Auditoria de Enfermagem (2006), Enfermagem em Urgência e Emergência (2010) pela Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF e em Saúde Mental (2015) pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Mestre em Enfermagem (2008) e Doutor em Enfermagem (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem – FEnf da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atuou como Professor Assistente I/Adjunto I do Curso de Enfermagem do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no período entre 04/2011 a 02/2017. Atualmente é Professor Adjunto IV do Curso de Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Enfermagem (PPG-Enf) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Qualitativa em Enfermagem e Saúde (GEPQES), Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Saúde e Sociedade (GEPESS) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas e do Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos em Saúde (NUPEQS) da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP. Coordenador da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSM) e de Grupo de Trabalho do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)/Interprofissionalidade. Membro da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Avaliador de Cursos de Residência Multiprofissional em Saúde da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) do Ministério da Educação (MEC). Atua, nos seguintes temas: Saúde Mental na Atenção Básica; Assistência Domiciliar/Visita Domiciliária; Hanseníase, Saúde do Homem e Representações Sociais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4864278282816390

E-mail: edirlei.ufms@gmail.com

 

Profa. Dra. Ilda Estefani Ribeiro Marta

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto – USP (1983), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto – USP (1993) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto – USP (1999). Atualmente é professora associada do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança e Adolescente, Saúde Coletiva, Práticas Integrativas e Complementares e Práticas Populares de Cuidado à Saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3495721509283637

E-mail: iestefani.ufms@gmail.com

 

Profa. Dra. Jomara Brandini Gomes

Graduação em Enfermagem (USC- Universidade do Sagrado Coração – 1980), Especializações em: Administração do Serviço de Enfermagem (União Social Camiliana, 1989); Enfermagem Médico-Cirúrgica (USC – 1989); Processos Educacionais na Saúde, com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino aprendizagem (IEP/HSL – Instituto de Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa – 2014), Mestrado em Enfermagem Fundamental (USP / EERP – 1996) e Doutorado em Enfermagem Fundamental (USP / EERP – 2001). Atuação na área assistencial: experiência em instituição hospitalar (1980 a 1988); experiência em Ambulatório de Especialidades do SUS (1989 a 2001). Atuação na área de ensino universitário em Cursos de Graduação em Enfermagem: Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF (1989 a 2007); Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1991 a 1992); Fundação de Ensino e Cultura de Santa Fé do Sul – FUNEC (2005 a 2009) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS / Campus Três Lagoas – CPTL (2009 aos dias atuais). Atuação em coordenação de Curso de Graduação: Curso de Enfermagem da FUNEC (2005 a 2009 – implantação e aprovação) e Curso de Enfermagem da UFMS/CPTL (2009 a 2013 / Dez.2015 a Abr.2016). Experiência na área de Educação, atuando nas seguintes disciplinas: Educação em Saúde, História da Enfermagem, Enfermagem Perioperatória, Saúde e Sociedade e Metodologia Científica. Coordenadora do Pet-Saúde Gradua-SUS junto ao Grupo da Enfermagem CPTL/UFMS de maio de 2016 a abril de 2018.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4559970706433442

E-mail: jomarabgomes@gmail.com

 

Profa. Dra. Juliana Dias Reis Pessalacia

Enfermeira, Pós Doutora em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EE-USP), Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP-USP). Docente Associada I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL), atuando nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina. Membro afiliado do Instituto Joanna Briggs (JBI), The University of Adelaide. Atua nas linhas de pesquisa: Ética e Bioética, Cuidados Paliativos na Atenção Primária à Saúde, Avaliação do acesso a serviços de saúde e Humanização em Saúde. Coordenadora do Grupo PET-Saúde Medicina, PET-Saúde Interprofissionalidade 2018-2019. Docente permanente e Coordenadora do Curso de Pós Graduação- Mestrado em Enfermagem- CPTL/UFMS. Docente colaboradora no Programa de Pós Graduação- Mestrado em Enfermagem- sede da UFMS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4043784563120025

E-mail: juliana@pessalacia.com.br

 

Prof. Dr. Juliano Yasuo Oda

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paranaense (2000), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (2005), mestrado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é professor Adjunto da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, anatomia humana, desnutrição protéica, diabetes, morfologia e metopismo, Doença de Chagas, Neuropatia entérica Chagásica e Sistema Nervoso Entérico.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9895745822142202

E-mail: jyoda1@gmail.com

 

Profa. Dra. Julie Massayo Maeda Oda

Julie Massayo Maeda Oda é docente na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (MS), biomédica graduada pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina. Doutora em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina/PR, Brasil. Tem experiência na área de Genética Molecular – Imunologia, com ênfase em imunogenética, biologia molecular, patologia experimental. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8489148568645079

E-mail: julie_massayo@hotmail.com

 

Profa. Dra. Kaelly Virginia de Oliveira Saraiva

Professora adjunta da Univ. Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)/Campus Três Lagoas (CPTL), do Curso de Medicina. Colaboradora do Curso de Enfermagem no CPTL e INISA (Campo Grande). Enfermeira com mestrado em saúde comunitária e doutorado em Enfermagem – área de concentração: políticas públicas de saúde mental e da mulher, em 2008 pela UFC, tendo sido bolsista da Funcap. Especialista em Enfermagem Obstétrica, desenvolveu o projeto da casa de parto (CPN) do CEDEFAM/UFC. Tem larga experiência com terapias alternativas/complementares de saúde. Atua principalmente na saúde da mulher e saúde mental. É uma das fundadoras da ABENFO no Ceará (Assoc. Bras. Obstetrizes e Enferm. Obstetras). Cantora lírica. Militante dos direitos humanos das mulheres e defensora do movimento de humanização do parto, tendo integrado o Fórum de Direitos Humanos de Fortaleza. Desenvolve atividades de extensão e cultura com música, dança, poesia e teatro para promover a saúde. Desenvolve pesquisas na área de ginecologia e obstetrícia com enfoque na humanização do parto, na redução da violência obstétrica e na Medicina Social e Humanitária para populações vulneráveis no Estado do Mato Grosso do Sul. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4668954615786407

E-mail: kaellyvirginia@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Larissa da Silva Barcelos

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas, mestrado e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Faculdade de Medicina. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas. Atua como docente permanente, pesquisadora e orientadora do Mestrado em Enfermagem, da UFMS, Campus deTrês Lagoas/MS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Prevenção e Controle de Infecções nos Estabelecimentos de Saúde, Fundamentos de Enfermagem, Ética Profissional e Legislação e Gerenciamento Hospitalar.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4426189382163069

E-mail: barceloslari@gmail.com

 

Profa. Dra. Mara Cristina Ribeiro Furlan

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2009), mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2018). Docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul , campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL), atuando na graduação e mestrado em Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva, Biossegurança, Saúde da Mulher. Coordenadora do PET Enfermagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1142005171888107

E-mail: maracristina.mga@gmail.com

 

Profa. Dra. Maria Vigoneti Araújo Lima Armelin

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Fundação Educacional de Fernandopólis (1986). Doutorado em CIÊNCIAS pela Universidade Federal de São Paulo (2018). Mestrado em ENFERMAGEM pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000). Especialização em ENFERMAGEM DERMATOLÓGICA- FAMERP (2008), especialização em ADMINISTRAÇÃO DO SERVIÇO DE ENFERMAGEM- Faculdade São Camilo de administração hospitalar(1989). Professora do curso de enfermagem da Fundação Educacional de Fernandopólis-SP durante 18 anos. Professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas (desde 2010), atuando nas áreas de Fundamentos de enfermagem, semiologia e semiotécnica em enfermagem, assistência de enfermagem perioperatória, assistência de enfermagem na saúde do adulto. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1497325758126420

E-mail: vigoneti@hotmail.com

 

Prof. Dr. Marcelo Alessandro Rigotti

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Rio Preto (UNIRP). Especialista em Formação Pedagógica (UNICERES). Especialista em Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Escola de Enfermagem Ribeirão Preto ? USP). Especialista em Enfermagem do Trabalho (UCDB). Mestre em Ciências pelo Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Ribeirão Preto – USP – Universidade de São Paulo. Doutor em Ciências da Saúde pela FAMERP- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Curso de Enfermagem – Campus II – Três Lagoas-MS. Tenho experiência na área de Enfermagem Assistencial e na área de Docência do Ensino Superior e Nível Técnico. Atuo em Metodologia da Pesquisa, Fundamentos de Enfermagem, Controle de Infecção, Enfermagem do Trabalho.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8402780122070739

E-mail: marcelosaude@hotmail.com

 

Profa. Dra. Mariana Alvina dos Santos

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (2002). Residência em Enfermagem Cardiovascular no Instituto Dante Pazzanese de Cardilogia em São Paulo (2005). Atuou como enfermeira assistencial na Unidade de Terapia Intensiva de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo de 02/2004 – 04/2008. Foi supervisora de estágios da Universidade Nove de Julho nas áreas de pronto-socorro e saúde do adulto; lecionou as disciplinas de Semiologia e Propedêutica em Enfermagem, Práticas Assitenciais de Enfermagem e Semiotécnica em Enfermagem na mesma Instituição de 08/2005 a 03/2013. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cardiologia. Mestrado em Ciências obtido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2010). Doutora pelo mesmo Programa em 2014. Atualmente, Professor Adjunto na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1283460783141624

E-mail: marifamema@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Renilda Rosa Dias

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade do Sagrado Coração (1984), Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública (1994) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Docente Associada, Tutora do PET-Saúde GraduaSUS 2016-2018 junto ao Grupo da Enfermagem CPTL/ UFMS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do trabalhador e da trabalhaora, saúde da família, formação acadêmica, mudança curricular, hanseníase, educação popular e educação em saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0141966850629395

E-mail: rerodia@gmail.com

 

Prof. Dr. Roberto Della Rosa Mendez

Graduado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2000). Especialização em Enfermagem Médico-Cirurgica, modalidade residência na área de Cardiologia (2003). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Especilaista em Enfermagem Cardiovascular (2005) pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Cardiovascular (SOBENC) e Especialista em Terapia Intensiva (2014) pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI). Docente do curso de Enfermagem do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2958378404326111

E-mail: titodrm@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Silvana Barbosa Pena

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração (1988); Mestre em Enfermagem na Saúde do Idoso pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Sistematização da Assistência de Enfermagem (GEPSAE), da UNIFESP – Escola Paulista de Enfermagem. Atualmente, Professora Assistente I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL). Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na Área de Concentração de Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5444339698527618

E-mail: silpena@terra.com.br

 

Profa. Dra. Sonia Regina Jurado

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado em Saúde Pública (2007). Tem experiência em Educação Tutorial, tendo sido tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com bolsa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2019. Atualmente é Professora Associada IV da UFMS. Possui 22 anos de docência universitária. Tem experiência na área de Medicina, Enfermagem e Biologia, desenvolvendo pesquisas em Saúde Coletiva e Saúde Pública bem como atividades de extensão universitária de Educação em Saúde. É revisora dos períodicos Lasers in Medical Sciences (Estados Unidos), Revista Referência (Portugal), Revista Cuidarte (Colômbia), Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia (Brasil) e Revista Em Extensão (Brasil). Compõe o conselho editorial da Editora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Revista Em Extensão (Uberlândia/MG).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3683965789197205

E-mail: srjmartins@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Sueli Santiago Baldan

Doutora em Promoção de Saúde, pela Universidade de Franca (2017), Mestre em Promoção de Saúde pela Universidade Franca – SP (2010), possui graduação em ENFERMAGEM pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1997). Especialista em Saúde da Família, pelo Centro de Aperfeiçoamento e Pós Graduação da Fundação Educacional de Fernandópolis (2005) e em Terapia e Orientação Familiar Sistêmica pela FAEPE-FAMERP (2007). Aperfeiçoamento em Saúde Mental: Políticas e Instituições pela Fiocruz (2007). Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grasso do Sul (UFMS), Campus de Coxim (CPCX). Atua nas áreas de Saúde Materno-infantil, Doenças Infecciosas e Parasitárias; Saúde Sexual e Reprodutiva e Saúde Mental.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9757948669922018

E-mail: suelibaldan.sb@gmail.com

 

Profa. Dra. Thais Carolina Bassler

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2001) e especialização em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio à Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP) em 2002. É mestre em Ciências pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2005) e doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Ciências (2009). Atualmente, é Professor Associado I na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL) do Curso de Bacharelado em Medicina. Também faz parte do banco de avaliadores institucionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/Mec). Tem experiência na área de Docência e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e nutrição, qualidade de vida, saúde pública e pesquisa e extensão em populações.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5445765184496516

E-mail: thacarol@hotmail.com

 

Prof. Me. Valdeci Luiz Fontoura dos Santos

Habilitado para o Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pelo CEFAM Prof. Argemiro Machado Filho (Andradina -SP), Graduado em Pedagogia (Administração Escolar, Magistério das Matérias Pedagógicas e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) pelas Faculdades Integradas Rui Barbosa – FIRB (Andradina – SP), Especialista em Educação (Interdisciplinaridade) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (Três Lagoas – MS) e Mestre em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual Paulista -UNESP (Presidente Prudente – SP). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Campus de Três Lagoas – MS atuando no ensino, na pesquisa e na extensão na área da Didática. Pesquisador vinculado GForP/CPTL/UFMS (Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores) onde coordena a linha de pesquisa Didática, Formação do Pedagogo/da Pedagoga e Educação Sexual. (https://orcid.org/0000-0002-7405-8251)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3011420158586633

E-mail: valdeci.fontoura@ufms.br

 

Profa. Dra. Waléria Andrade Martins

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2000), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, Educação Matemática e Estatística atuando principalmente nos seguintes temas: matemática aplicada e ensino de matemática.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3951161839235387

E-mail: waleria.martins@ufms.br