Corpo Docente – Enfermagem

Prof. Dr. Adriano Menis Ferreira

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto/SP/FAMERP (1999), mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2003), Doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/EERP-USP (2007) e Pós-Doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto EERP-USP (2008-2010). Professor Associado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Curso de Enfermagem do Campus de Três Lagoas. Atua como docente permanente, pesquisador e orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Mestrado e Doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste, Faculdade de Medicina da UFMS – Campus de Campo Grande/MS e docente permanente, pesquisador e orientador do Mestrado em Enfermagem, Curso de Enfermagem, da UFMS – Campus de Campo Grande/MS. Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais, além de Agências de Fomento à Pesquisa. Coordenador dos grupos de pesquisa Núcleo de Estudo, Ensino e Pesquisa no Cuidar em Saúde (NEEPCS) e Genética Molecular de Microrganismos e Vegetal/Biotecnologia (GMMV/Biotec), ambos da UFMS, além de ser Pesquisador dos Grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos de Prevenção e Controle de Infecção nos Serviços de Saúde (NEPECISS) da EERP-USP e Microbiologia da FAMERP. Tem experiência na área Multidisciplinar, com destaque para Cuidados de Enfermagem (Fundamentos e Procedimentos); Prevenção e Controle de Infecção; Cuidado de Pacientes com Feridas, Estomias, Drenos e Cateteres. Consultor externo de projetos de pesquisa da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9642170499819995

E-mail: a.amr@ig.com.br

 

Profa. Dra. Andrea Sanchez

Possui graduação em ciências biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Quimica Analitica (Arar.) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é docente de da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Farmacologia. Atualmente desenvolve projetos na linha de pesquisa intitulada ” Estresse e Gestação Clínco e Experimental”.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5520916307364377

E-mail: andrea-ufms@hotmail.com

 

Profa. Dra. Anneliese Domingues Wysocki


Graduada em ENFERMAGEM pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto – FAMERP (2007), realizou aprimoramento em Saúde Coletiva (2008). Especialista em Enfermagem em Unidades Básicas de Saúde com Ênfase na Saúde da Família e no Gerenciamento (2009) pela FAMERP, Mestre (2011) e Doutora (2014) em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos Operacionais em Tuberculose (GEOTB) e da Rede Brasileira de Pesquisa em Tuberculose (REDE TB) desde 2008, atuando na elaboração, execução e análise de projetos de pesquisa. Atualmente é professora do curso de graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Trabalha com temáticas ligadas à Pesquisa Operacional e Avaliação de Serviços de Saúde que prestam assistência aos doentes de tuberculose, tendo como principais interesses: pesquisa científica em enfermagem, políticas de saúde, avaliação de serviços de saúde, atenção primária da saúde, organização de sistemas de saúde, doenças crônicas, tuberculose. Tem experiência em Enfermagem com ênfase em Saúde Pública.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5362151988472333

E-mail: lilisew@yahoo.com.br

 

Prof. Dr. Edirlei Machado dos Santos

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF (2000), Especialista em Saúde Pública (2003), Auditoria de Enfermagem (2006), Enfermagem em Urgência e Emergência (2010), pela Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF e, em Saúde Mental (2015), pela Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Mestre em Enfermagem (2008) e Doutor em Enfermagem (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Enfermagem – FEnf, da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atuou como Professor Assistente/Adjunto do Curso de Enfermagem do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no período compreendido entre 04/2011 a 02/2017. Atualmente é Professor Adjunto II do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Três Lagoas (CPTL), Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos em Saúde (NUPEQS), da Faculdade de Enfermagem da UNICAMP e do Núcleo de Epidemiologia e Saúde Coletiva (NESC), do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Avaliador de Cursos de Residência Multiprofissional em Saúde, da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde, do Ministério da Educação – MEC e Membro da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Saúde Mental na Atenção Básica; Assistência Domiciliar/Visita Domiciliária na Atenção Básica; Aspectos Psicossociais da Hanseníase, Aspectos relacionados à saúde do Homem, Itinerários Terapêuticos e Representações Sociais.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4864278282816390

E-mail: edirlei.ufms@gmail.com

 

Profa. Dra. Ilda Estefani Ribeiro Marta

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto – USP (1983), mestrado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto – USP (1993) e doutorado em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto – USP (1999). Atualmente é professora adjunto do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde da Criança e Adolescente e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: toque terapêutico, acupuntura, sexualidade humana, medicina popular e metodologia de pesquisa

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3495721509283637

E-mail: iestefani.ufms@gmail.com

 

Profa. Dra. Jomara Brandini Gomes

Graduação em Enfermagem (USC- Universidade do Sagrado Coração – 1980), Especializações em: Administração do Serviço de Enfermagem (União Social Camiliana, 1989); Enfermagem Médico-Cirúrgica (USC – 1989); Processos Educacionais na Saúde, com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino aprendizagem (IEP/HSL – Instituto de Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa – 2014), Mestrado em Enfermagem Fundamental (USP / EERP – 1996) e Doutorado em Enfermagem Fundamental (USP / EERP – 2001). Atuação na área assistencial: experiência em instituição hospitalar (1980 a 1988); experiência em Ambulatório de Especialidades do SUS (1989 a 2001). Atuação na área de ensino universitário em Cursos de Graduação em Enfermagem: Fundação Educacional de Fernandópolis – FEF (1989 a 2007); Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (1991 a 1992); Fundação de Ensino e Cultura de Santa Fé do Sul – FUNEC (2005 a 2009) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS / Campus Três Lagoas – CPTL (2009 aos dias atuais). Atuação em coordenação de Curso de Graduação: Curso de Enfermagem da FUNEC (2005 a 2009 – implantação e aprovação) e Curso de Enfermagem da UFMS/CPTL (2009 a 2013 / Dez.2015 a Abr.2016). Experiência na área de Educação, atuando nas seguintes disciplinas: Educação em Saúde, História da Enfermagem, Enfermagem Perioperatória, Saúde e Sociedade e Metodologia Científica. Coordenadora do Pet-Saúde Gradua-SUS junto ao Grupo da Enfermagem CPTL/UFMS a partir de maio de 2016.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4559970706433442

E-mail: jomarabgomes@gmail.com

 

Prof. Dr. Juliano Yasuo Oda

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Paranaense (2000), Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (2005), mestrado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (2016). Atualmente é professor Adjunto da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, anatomia humana, desnutrição protéica, diabetes, morfologia e metopismo, Doença de Chagas, Neuropatia entérica Chagásica e Sistema Nervoso Entérico.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9895745822142202

E-mail: jyoda1@gmail.com

 

Profa. Dra. Larissa da Silva Barcelos

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas, mestrado e doutorado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Faculdade de Medicina. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Três Lagoas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Fundamentos de Enfermagem, Gerenciamento de Enfermagem Aplicado à Prática Hospitalar, Ética, Bioética e Legislação atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção e controle de infecção em estabelecimentos de saúde, assistência de enfermagem ao adulto, assistência de enfermagem clínica/cirúrgica e assistência de enfermagem a pessoa gravemente enferma.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4426189382163069

E-mail: barceloslari@gmail.com

 

Profa. Me. Mara Cristina Ribeiro Furlan

Possui graduação em Enfermagem pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2009) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professora do magistério superior da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (Três Lagoas). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde do Adulto, Saúde Sexual e Reprodutiva, Biossegurança.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1142005171888107

E-mail: maracristina.mga@gmail.com

 

Profa. Me. Maria Vigoneti Araújo Lima Armelin

Possui graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA pela Fundação Educacional de Fernandopólis (1986), mestrado em ENFERMAGEM pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2000). Especialista em Administração do Serviço de Enfermagem e Enfermagem Dermatológica. Doutoranda em Enfermagem na Unifesp (ingresso em 2015). Coordenadora do Curso de Enfermagem UFMS Campus de Coxim de maio de 2010 a junho de 2013. Atualmente é professor assistente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas, Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Saúde do adulto, Semiologia e semiotécnica.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1497325758126420

E-mail: vigoneti@hotmail.com

 

Prof. Dr. Marcelo Alessandro Rigotti

Enfermeiro graduado pelo Centro Universitário Rio Preto (UNIRP). Especialista em Formação Pedagógica (UNICERES). Especialista em Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Escola de Enfermagem Ribeirão Preto/USP). Especialista em Enfermagem do Trabalho (UCDB). Mestre em Ciências pelo Programa de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Ribeirão Preto/USP. Doutor em Ciências da Saúde pela FAMERP- Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Curso de Enfermagem/Campus de Três Lagoas-MS. Experiência na área de Enfermagem Assistencial e na área de Docência do Ensino Superior e Nível Técnico. Áreas de atuação: Saúde do Adulto, Enfermagem Perioperatoria, Metodologia da Pesquisa, Fundamentos de Enfermagem, Controle de Infecção, Enfermagem do Trabalho, Urgência e Emergência.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8402780122070739

E-mail: marcelosaude@hotmail.com

 

Profa. Dra. Mariana Alvina dos Santos

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (2002). Residência em Enfermagem Cardiovascular no Instituto Dante Pazzanese de Cardilogia em São Paulo (2005). Atuou como enfermeira assistencial na Unidade de Terapia Intensiva de Cardiologia da Universidade Federal de São Paulo de 02/2004 – 04/2008. Foi supervisora de estágios da Universidade Nove de Julho nas áreas de pronto-socorro e saúde do adulto; lecionou as disciplinas de Semiologia e Propedêutica em Enfermagem, Práticas Assitenciais de Enfermagem e Semiotécnica em Enfermagem na mesma Instituição de 08/2005 a 03/2013. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Cardiologia. Mestrado em Ciências obtido pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (2010). Doutora pelo mesmo Programa em 2014. Atualmente, Professor Adjunto na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – Campus Três Lagoas.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1283460783141624

E-mail: marifamema@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Mariluci Camargo Ferreira da Silva Candido

Graduada em Enfermagem pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1989), Licenciada em Ciências com Habilitação em Biologia pela Fundação Educacional de Votuporanga (1993), Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Mestre em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2001), Doutora em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (2005). Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2015). Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade II – Campus de Três Lagoas. Liderou a criação e é coordenadora do Grupo de pesquisa, ensino e extensão: conhecimentos, práticas e legislação em direito e saúde. Membro do Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Possui experiência nas áreas de Saúde Mental e Psiquiatria com ênfase em depressão, Saúde Mental e direitos humanos, Ética e legislação no exercício da enfermagem, Ética e direitos humanos em saúde e em enfermagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3775793998818310

E-mail: mcfsc@uol.com.br

 

Profa. Dra. Renilda Rosa Dias

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade do Sagrado Coração (1984), Mestrado em Enfermagem em Saúde Pública (1994) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto- Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é Docente Associada do Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Três Lagoas/MS. Tutora do PET-Saúde GraduaSUS 2016-2017 junto ao Grupo da Enfermagem CPTL/UFMS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde coletiva, saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do trabalhador, saúde da família, formação acadêmica, mudança curricular, hanseníase, educação popular e educação em saúde

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0141966850629395

E-mail: rerodia@gmail.com

 

Prof. Dr. Roberto Della Rosa Mendez

Graduado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (2000). Especialização em Enfermagem Médico-Cirurgica, modalidade residência na área de Cardiologia (2003). Mestrado (2008) e Doutorado (2012) em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas. Especilaista em Enfermagem Cardiovascular (2005) pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Cardiovascular (SOBENC) e Especialista em Terapia Intensiva (2014) pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI). Docente do curso de Enfermagem do Câmpus de Três Lagoas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 Lattes: http://lattes.cnpq.br/2958378404326111

E-mail: titodrm@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Silvana Barbosa Pena

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade do Sagrado Coração (1988); Mestre em Enfermagem na Saúde do Idoso pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Sistematização da Assistência de Enfermagem (GEPSAE), da UNIFESP – Escola Paulista de Enfermagem. Atualmente, Professora Assistente I do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso Sul (UFMS), Campus Três Lagoas (CPTL). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na Área de Concentração de Cuidado Clínico de Enfermagem e Saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5444339698527618

E-mail: silpena@terra.com.br

 

Profa. Dra. Sonia Regina Jurado

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995), mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998), doutorado em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e pós-doutorado em Saúde Pública (2007). Atualmente é tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Professora Associada II da UFMS. Possui 20 anos de docência universitária. Tem experiência na área de Medicina, Enfermagem e Biologia, desenvolvendo pesquisas em Saúde Coletiva.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3683965789197205

E-mail: srjmartins@yahoo.com.br

 

Profa. Dra. Thais Carolina Bassler

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná (2001) e especialização em Nutrição Clínica pelo Grupo de Apoio à Nutrição Enteral e Parenteral (GANEP) em 2002. É mestre em Ciências pela Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (2005) e doutora pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em Ciências (2009). Atualmente, é professor adjunto IV na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas (CPTL) e é avaliadora institucional pelo INEP. Tem experiência na área de Docência e Nutrição, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento e nutrição, qualidade de vida, saúde pública e pesquisa e extensão em populações.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5445765184496516

E-mail: thacarol@hotmail.com