ENFERMAGEM

Resumo

O Curso de Graduação em Enfermagem, da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), no Campus de Três Lagoas (CPTL), foi criado em 1999 e iniciou seu funcionamento no ano 2000, em conformidade com os requisitos legais da Portaria N° 1791/94 do Ministério da Educação. Possui Matriz Curricular com 4.233 horas oferecidas em 10 semestres letivos, em período integral (manhã/tarde). Além de aulas teóricas, o Curso de Graduação em Enfermagem proporciona aos acadêmicos aulas práticas em laboratórios e estágios obrigatórios em unidades de atenção básica à saúde e em unidades hospitalares. Os acadêmicos são estimulados ao desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão junto aos docentes do curso.

Objetivo do Curso de Graduação em Enfermagem

Oferecer condições para que o aluno possa aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser um profissional com postura ético-humanitária, consciência crítico-reflexiva de cidadania e competência para a atuação profissional em ações e intervenções de enfermagem voltadas à prevenção de agravos, à promoção, recuperação e reabilitação da saúde em nível individual e coletivo.

Disciplinas

A Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem está estruturada conforme a Resolução N° 3, de 07 de novembro de 2001, do Conselho Nacional de Educação que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais
para os Cursos de Graduação em Enfermagem. Desta forma, as disciplinas ofertadas abordam os temas necessários à formação do enfermeiro, contemplados nas Ciências Biológicas e da Saúde, nas Ciências Humanas e Sociais e nas Ciências da Enfermagem

Profissão

O enfermeiro atua na promoção, prevenção, manutenção e reestabelecimento da saúde.

São atividades inerentes ao enfermeiro:

• Direção, supervisão, coordenação, orientação e responsabilidade técnica do Serviço de Enfermagem das instituições públicas e privadas de saúde;
  • Execução de cuidados de enfermagem a pacientes graves com risco de vida e de maior complexidade técnica;
  • Consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem;
  • Exercício da docência;
  • Pesquisa, dentre outras.