Atividades Complementares – Sistemas de Informação

Atividades Complementares (AC) são atividades extraclasses de natureza acadêmica, científica, extensionista ou inovadora na área de Sistemas de Informação, além de atividades em áreas afins, em especial aquelas que desenvolvam as habilidades e competências para formação técnica, cidadã, sustentável e internacional. Devem ser compreendidas como uma oportunidade de acesso ao conhecimento, ideias, problemas e metodologias, que possam ser agregadas à formação específica proporcionando ao estudante melhores resultados ao futuro desempenho científico e profissional.

No curso de Sistemas de Informação, a Componente Curricular Não Disciplinar (CCND) de Atividades Complementares é uma componente obrigatória para a obtenção do diploma. Portanto, o estudante deve realizar essas atividades ao longo do curso e sua conclusão não deve exceder o prazo máximo de integralização curricular do estudante.

Normas e Diretrizes

A carga horária total contabilizada para a integralização da CCND de AC é de 68 horas, o que equivale a atingir um total de 68 pontos considerando as atividades e respectiva pontuação apresentadas na Tabela Base de Pontuação das Atividades Complementares do Curso, conforme definido na Resolução Nº 179-CGB-SI/CPTL/UFMS, de 09 de maio de 2024.

Requisitos básicos:

• O estudante deve realizar ao menos dois tipos diferentes de atividades, independentemente da pontuação cumprida em cada tipo de atividade;
  • As atividades só serão pontuadas desde que não forem consideradas em outro componente curricular.

Todo o processo de desenvolvimento da CCND de AC deve seguir as disposições expressas no Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UFMS

Fluxograma do processo

Fluxograma do processo de desenvolvimento da CCND de Atividades Complementares

Manual

O Manual de Atividades Complementares do Curso de Sistemas de Informação visa fornecer orientações detalhadas e explicativas sobre o Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UFMS. Este é um manual oficial, aprovado pelo Colegiado de Curso, o qual versa sobre os procedimentos necessários para comprovação de realização das atividades pelo estudante.

Download (PDF, 650KB)