Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE)

A modalidade de intercâmbio e mobilidade internacional de estudantes brasileiros regularmente matriculados em cursos de Doutorado no Brasil para realização de estágio de doutorado em universidades no exterior, aqui denominado modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior, é uma atividade própria da educação com o objetivo de oferecer bolsas de estágio de doutorado de forma a complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação no Brasil, na formação de recursos humanos de alto nível para inserção no meio acadêmico, de ensino e de pesquisa no país.

Na modalidade sanduíche, a formação no exterior ocorre de maneira intercalada por meio de realização do estágio de doutorado. Nessa modalidade, alunos regularmente matriculados em cursos de doutorado no Brasil realizam parte do curso em instituição no exterior, retornando depois ao país de origem para a integralização de créditos e defesa de tese.

As bolsas concedidas no âmbito do PDSE consistem em pagamento de mensalidade para manutenção do bolsista, cujo valor é fixado pela CAPES.

O Processo Seletivo é regido pelas regras dispostas pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior/CAPES, via edital, e conduzido por Comissão de Avaliadora (CA) interna constituída pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) do Câmpus de Três Lagoas. Não poderão integrar a comissão docentes que tenham tido relação apresentada no Currículo Lattes dos candidatos como orientadores de doutorado.

Links:

Regulamento do Programa Nacional de Doutorado Sanduíche no Exterior (Portaria CAPES 69, de 2 de maio de 2013)

Portaria CAPES 206, de 4 de setembro de 2018

Edital 2023